A Comissão da União Europeia, depois de seis anos de paralisia, aprovou nesta terça-feira a retomada das negociações de acordos de livre comércio com o Mercosul. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias 17 e 18, em Madri, na Espanha.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, adiantou que as negociações não devem ser concluídas até o final deste ano. Segundo Jorge, é um processo difícil cujo resultado não é esperado a curto prazo.
Nos dias 17 e 18, o tema será debatido em Madri. O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, conduzirá as discussões em nome da União Europeia. A presidente da Argentina, Cristina Kirshner, representará o Mercosul.
Em 2004, em Viena (Áustria), as negociações entre Mercosul e União Europeia foram interrompidas por falta de acordo. Os dois blocos reivindicam abertura em setores específicos. Os europeus, na área industrial. Os sul-americanos, no setor agrícola. As negociações em busca de um acordo de livre comércio começaram em 1999.
terça-feira, 4 de maio de 2010
UE aprova retomada das negociações para acordo de livre comércio com Mercosul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário