O encontro será realizado na capital guatemalteca com o objetivo de "promover um diálogo sério e profundo para vislumbrar soluções aos problemas que individual ou coletivamente enfrentam os Governos e países da América Central", disse um porta-voz da Fundação Esquipulas, organizadora do evento, a jornalistas.
O fórum será aberto pelo presidente guatemalteco, Álvaro Colom, e contará com discursos dos ex-governantes do país Vinicio Cerezo e Álvaro Arzú, do peruano Alejandro Toledo, do colombiano Ernesto Samper e do panamenho Martín Torrijos.
Também participarão especialistas em temas políticos, econômicos e sociais da região, que discutirão a situação atual dos países centro-americanos após a finalização dos conflitos das últimas décadas do século XX, especialmente na Guatemala (1960-1996), El Salvador (1980-1992) e Nicarágua (1982-1990).
Além disso, irão conversar sobre o desenvolvimento social, crescimento econômico, governabilidade democrática, segurança cidadã e defesa regional.
Como resultado do fórum, deve ser elaborado um relatório "que mostre as descobertas e situações colocadas a cada um dos temas" para que "sirvam de base para a formulação de políticas regionais".
A Fundação Esquipulas é uma organização dirigida pelo ex-presidente guatemalteco Vinício Cerezo (1985-1990), que tem como objetivo apresentar soluções a problemas comuns na região centro-americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário