Este blog foi criado pelo Comitê de Imprensa da Mini-ONU/2010 do Colégio Roberto Carneiro como sendo mais um instrumento de debate e notícias deste importante evento do colégio.
terça-feira, 27 de abril de 2010
As viúvas negras da Chechênia
Fontes ligadas ao Kremlin suspeitam de que as mulheres-bomba envolvidas nos ataques de ontem pertençam a um grupo checheno batizado pelos russos, sugestivamente, de Viúvas Negras. Essa “legião feminina” recrutada por líderes rebeldes seria formada por mulheres que perderam os maridos, os irmãos ou outros parentes homens no conflito sem fim do Cáucaso – e teriam sido convencidas a dar a vida pela causa.
Elas ganharam notoriedade em outubro de 2002, quando imagens de mulheres chechenas vestidas com chador preto e com as cinturas adornadas por explosivos apareceram em reportagens sobre o ataque a um teatro em Moscou. O grupo das Viúvas Negras foi organizado inicialmente por Shamil Basayev, morto em julho de 2006 – segundo os rebeldes, na explosão acidental de uma bomba; conforme o Kremlin, executado em uma operação russa. No mês passado, seu sucessor, Doku Umarov, mandou avisar, em um site separatista, que os ataques chechenos, nos últimos tempos limitados ao Cáucaso, se espalhariam por toda a Rússia.
Ao ponto de vista da nossa cultura e moral, é um absurdo essas mulheres cometerem atos terroristas.Por outro lado elas foram convencidas a darem suas vidas pela causa.Elas deveriam buscar outras maneiras para amenizar os seus sofrimentos,sem prejudicar pessoas inocentes. Cristiana- 8ªC
Ao ponto de vista da nossa cultura e moral, é um absurdo essas mulheres cometerem atos terroristas.Por outro lado elas foram convencidas a darem suas vidas pela causa.Elas deveriam buscar outras maneiras para amenizar os seus sofrimentos,sem prejudicar pessoas inocentes.
ResponderExcluirCristiana- 8ªC