segunda-feira, 19 de abril de 2010

EUA contestam informação de que o Irã construirá mais usinas nucleares

Casa Branca colocou em dúvida nesta segunda-feira (19) as afirmações das autoridades iranianas segundo as quais o presidente Mahmoud Ahmadinejad aprovou novos locais para instalar usinas de enriquecimento de urânio.

"Como normalmente ocorre, a retórica do Irã e seu programa nuclear nem sempre coincide com a realidade do que são capazes de fazer", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Pouco antes, um conselheiro especial do presidente iraniano anunciou a aprovação de vários locais para a instalação de novas usinas de enriquecimento de urânio.

"O presidente aprovou os locais escolhidos para novas instalações nucleares", declarou Mojtaba Samaré Hashemi, segundo a agência oficial Ilna, em uma alusão às novas usinas de enriquecimento de urânio que o Irã informou desejar construir.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o órgão da ONU de verificação das atividades nucleares, tem buscado informações do Irã sobre seu anúncio de que construirá 10 usinas, plano que analistas avaliam que possa ser um exagero, já que isso levaria muitos anos, ou mesmo décadas para ser executado.

O Irã não notificou a AIEA sobre o novo local de instalação de uma usina, disse um diplomata próximo à agência, cuja sede fica em Viena. Pelas regras da AIEA, os países membros são obrigados a fazer essa comunicação oficialmente. Se isso não for feito, os integrantes da agência terão de votar sobre se alguma ação deverá ser adotada contra o Irã.

Os EUA vêm pressionando por uma quarta rodada de sanções da ONU contra o Irã nas próximas semanas, como forma de pressão para que o país suspenda suas atividades relacionadas ao enriquecimento de urânio, que o Irã diz que tem apenas finalidades pacíficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário