Abu Dhabi, 14 mai (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o sultão de Omã, Qaboos bin Said al-Said, analisaram hoje em Mascate o fortalecimento da cooperação política e econômica entre os dois países, especialmente no âmbito petrolífero.
Ahmadinejad chegou hoje à capital de Omã em uma visita de 24 horas, após encerrar uma outra, histórica, aos Emirados Árabes Unidos, onde minimizou a importância das pressões ocidentais sobre o país e defendeu uma aliança econômica, política e defensiva com os vizinhos árabes do Irã.
Segundo fontes oficiais iranianas, os dois países assinarão um acordo para estabelecer um investimento conjunto no âmbito do gás, que permitiria a exportação de 1 bilhão de pés cúbicos diários da jazida de Hengam, que Teerã e Mascate desenvolvem de forma conjunta no sul do Golfo Pérsico.
O presidente iraniano, acompanhado por uma grande delegação do país, entre cujos membros estão os ministros de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, e do Petróleo, Kazem Hamaneh, deve se reunir esta noite em Mascate com empresários omanis.
"Um dos objetivos mais importantes da visita a Mascate é o aumento dos investimentos conjuntos nos âmbitos de petróleo, gás e petroquímico", disse o embaixador do Irã em Omã, Morteza Rahimi.
Rahimi informou que a República Islâmica abrirá escritórios comerciais em Mascate e no porto de Khasab, similares aos que este sultanato tem na cidade iraniana de Bandar Abas. EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário