sábado, 4 de abril de 2009

Otan pede que Afeganistão respeite os direitos da mulher

04/04/09

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram neste sábado ao governo afegão que faça respeitar os direitos da mulher, ao término da cúpula da Otan neste sábado em Estrasburgo.

"É uma pedido unânime" dos países da Otan que os direitos da Mulher e do Homem sejam defendidos e respeitados pelo governo afegão, declarou o presidente Sarkozy em uma conferência de encerramento da cúpula.

"Estamos aqui para defender valores. Não decidimos discutir estes valores. Ninguém, nenhum de nós (está aqui para isso). Acredito que a mensagem foi recebida diretamente", acrescentou.

Um projeto de lei afegã, chamado "nova lei sobre a família afegã", vem gerando críticas entre os ocidentais. Ele proíbe as mulheres de negar relações sexuais a seus maridos ou de deixar o domicílio familiar e tomar decisões sem o prévio acordo deles.

"Esperamos que este projeto de lei seja retirado, porque é inaceitável", declarou Merkel.

"Todos no Afeganistão devem ter o direito de viver em toda liberdade", acrescentou.

"Pedimos que os direitos da mulher sejam respeitados", acrescentou o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer.

10 comentários:

  1. A mulher é um ser humano igual ao homem ,a mulher tem o direito de tomar suas proprias decisoes sozinha, tem o direito de escolher, tem o mesmo direito do homem, de VIVER livre.

    ResponderExcluir
  2. É quase inaceitável em pleno seculo XXI que ainda seja necessário solicitar respeito aos direitos de qualquer cidadão . A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 , já garantia que todos os homens nascem livres e iguais e, portanto, todos , independentemente de raça , cor ou sexo , não devem ter tratamento diferenciado.
    Ana Clara Rodrigues Santos- 8ª A

    ResponderExcluir
  3. Gabriel Maia Azevedo22 de abril de 2009 às 10:21

    A mulher não é nem nunca será um ser inferior ao homem , os direitos do homem não podem de nenhuma maneira ser melhores que os das mulheres pois estamos num mundo onde não é pelo sexo que poderá haver alguma discriminação , todos tem o direito de fazer escolhas , optar por algo , enfim o direito de ir e vir.

    ResponderExcluir
  4. As mulheres assim como os homens possuem seus direitos e deveres,porém na maioria das veses as mulheres são vistas como seres inferiores aos homens.
    Vivemos em uma sociedade onde as pessoas tem o dever de tratar da mesma forma os homens e as mulheres,mas isso não vem acontecendo pois até hoje ainda existem relatos de mulheres,que principalmente no trabalho são menos valorizadas que os homens e em algumas veses essas mulheres trabalham muito mais que os homens.A mulher deve ser reconhecida igualmente aos homens pois o sexo da pessoa não a torna superior ou inferior a outra em momento algum.
    Hyago costa 8ºb

    ResponderExcluir
  5. Quanto o homem ,a mulher tem que ter direitos.E esses direitos devem ser os mesmos.A mulher sofre muito...ela tem que ter o direito de viver como qualquer um,fazer suas proprias escolhas e claro falar não quando algo que ela não queira fazer.Marina Chaves 8A

    ResponderExcluir
  6. Penso que Merkel está completamente correta ao dizer que o projeto "nova lei sobre a família afegã" seja retirado, porque mostra um grande desrespeito aos direitos da mulher, impedindo-a de tomar suas próprias decisões. Demonstra além de tudo, machismo, o qual, no século XXI, não deveria existir mais, porque não quer dizer que só porque o homem se considera mais forte e mais inteligente do que a mulher, ela deva ser submetida à tamanha humilhação de não ter o direito à sua própria liberdade!

    ResponderExcluir
  7. A nova lei proíbe as mulheres de negar relações sexuais a seus maridos ou de deixar o domicílio familiar e tomar decisões sem o prévio acordo deles.Isso está totalmente errado,pelo fato de mulher ter os mesmos direitos que os homens e ter condições de tomar suas próprias decisões.

    ResponderExcluir
  8. eu acho que todos são seres humanos, e os seus direitos, do homem e da mulher, devem ser iguais. Direitos de escolha, opinião, e tudo mais. Todos são livres para viver como quiserem.

    ResponderExcluir
  9. Túlio Fernandes Coelho 8°B23 de abril de 2009 às 09:26

    O Afeganistão deve respeitar os direitos das mulheres assim como respeita os dos homens,a mulher tem que ter sim o direito de negar relações sexuais aos maridos,ou de deixar o domicilio familiar e tomar decisões sem o prévio acordo deles.

    ResponderExcluir
  10. Ana Luísa Brum 8ªB

    As mulheres tem que ter direitos iguais aos dos homens , direitos a viver como quiser , livre e independente em suas opinioes , ser respeitadas pelos homens. Antigamente as mulhers não tinham direito a nada hoje já é diferente as mulheres ocupam os mesmos lugares que os homens , disputam o mercado de trabalho com eles e muitas das vezes o superam .

    ResponderExcluir