A União Européia (UE) e os Estados Unidos condenaram neste domingo o lançamento de um foguete de longo alcance norte-coreano, que "desafia a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia".
Em comunicado conjunto, ao término da cúpula realizada hoje, em Praga, as duas partes destacaram que "o desenvolvimento de capacidades de mísseis balísticos pela Coréia do Norte, independente do propósito declarado do lançamento, tem como objetivo fornecer à Coréia do Norte capacidade de ameaçar outros países".
"Pedimos que a Coréia do Norte cumpra seus compromissos de abandonar qualquer programa de armamento nuclear, respeitar as normas reconhecidas de relações internacionais e colaborar para promover a paz e a estabilidade", disseram.
O lançamento realizado hoje, de acordo com os líderes, "exige uma resposta da comunidade internacional", incluindo do Conselho de Segurança da ONU, "para mostrar que suas resoluções não podem ser desafiadas com impunidade".
EUA e UE explicam que estão dispostos a receber a Coréia do Norte na comunidade internacional se o país renunciar às armas de destruição em massa e a suas ameaças aos vizinhos.
Pyongyang, no entanto, "não pode conseguir a aceitação internacional ou o desenvolvimento econômico vinculado ao sistema internacional até que pare seu comportamento ameaçador", sustentam.
A Coréia do Norte lançou hoje um foguete de longo alcance às 11h30 (23h30 de Brasília), que sobrevoou o Japão sem causar danos e cuja primeira fase caiu no mar, informou o governo japonês.
O Executivo sul-coreano disse que a Coréia do Norte parece ter lançado um satélite de comunicações, como tinha informado previamente, e não um míssil, como se temia, mas disse que este teste é uma "provocação".
Foi muito errado da parte da Créia do Norte lançar misseis. Isto pode gerar muita discussão e não acabar muito bem. Ela esta colocando em risco a paz entre os países.
ResponderExcluirHoje em dia que a paz é muito improvável,e existe vários tipos de conflitos, não é possivel que países como a Coréia do Norte não veem que podem estar de uma maneira ou de outra contribuindo para uma guerra ??? Achei da parte da Coréia do Norte por em rísco a paz entre países muito imatura e prepotente.
ResponderExcluirNos dias de hoje em que a paz está muito improvável e existem vários conflitos , não sei como países como a Coréia do Norte tem medidas tão infantis e prematuras a ponto da lançar mísseis podendo colocar em risco a paz entre países. Em relação á Coréia do Norte , tem que tomar quanto mais rápido medidas , para que isso não volte a acontecer outra vez.
ResponderExcluirNo mundo de hoje em que a paz é muito improvável e existe vários tipos de conflitos não sei como países como a Coréia do Norte pode ter medidas tão infantis e prematuras a ponto de lançar mísseis podendo colocar em risco a paz entre países.Em relação a este fato tem que quanto mais rápido tomar medidas , para que não ocorra isso outra vez.
ResponderExcluirTambem achei muito errado o que a Coréia do Norte fez de lançar misseis.Isso pode ocasionar uma guerra e acbar prejundicando os outros países.
ResponderExcluirde:Flávia
8ªb
Atualmente a possibilidade de paz é muito pequena,pois cada um tem sua opinião sobre determinados assuntos,e isso gera muitos conflitos.A Coréia do Norte não tem a necessidade de desenvolver mísseis,isso só está aumentando a possibilidade do acontecimento de uma guerra.
ResponderExcluirDe:Daniel Veiga-8ªB
Impressionante como ainda há atos "imbecis" de países que, querendo ou não, contribuem para uma guerra que se acontecer, será uma guerra nuclear.
ResponderExcluirA Córeia do Norte deve abandonar seus planos nucleares e não "ameaçar" outros países, mas sim contribuir para uma relação mais amigável.
Com o clima de instabilidade que estamos vivendo nestes últimos tempos, qualquer ação para aprimoramento de armas nucleares e de destruição em massa, não é bem vista e fere os tratados do Conselho de Segurança da Onu, por isto devem ser eliminados.
ResponderExcluirAmanda Mitre Guimarães 8ª A
A Coréia do Norte foi errada de lançar misseis,
ResponderExcluirela desafiou a paz. E não pensou,que isso pode acabar em uma grande guerra podendo prejudicar os paises.A Coréia do Norte poderia colaborar com paz, porque isso, o que ela fez é uma maneira errada de resolver os seus problemas.
Ana Luiza Daldegan 8ªb
Achei muito errado a Coréia do Norte lançar misseis,ela desafiou a paz.Ela não pensou que isso pode ocasionar uma grande guerra e acabar prejudicando muito os paises. E o que a Coréia do Norte fez, foi uma maneira errada de resolver os seus problemas.
ResponderExcluirAna Luiza Daldegan 8ªb
O que a Coréia do Norte fez na minha opinião, foi muito errado. Ela colocou em jogo, a paz no nordeste da Ásia, mais não também só la, no geral. Esta medida da Coreia do Norte, não passa de uma bobagem, uma atitude inusitada e prematura.
ResponderExcluirA atitude coreana é crítica.Lançar mísseis comprimeteria a paz entre os países e gerar uma guerra.Eles deveriam tomar medidas para que nao ocorresse novamente!
ResponderExcluirAcho errada a atitude da Coréia do Norte de lançar esses mísseis. Essa atitude pode causar uma guerra e por em risco a paz mundial, prejudicando outros países que não tem nada a ver com isso. Ela está se prejudicando também pois a Coréia do Norte não vai ter a aceitação internacional enquanto não parar com isso. Concordo com a União Européia e com os Estados Unidos, e a Coréia do Norte deve abandonar qualquer programa de armamento nuclear.
ResponderExcluirAna Paula Aquino 8ªB
Independente de ser missil ou um satelite a Coreia do Norte , quis desafiar as normas de Paz decretadas pela ONU , sem aviso previo .Colocando assim , a Paz em risco.
ResponderExcluirThaina Hallac 8ªA
A Coréia do Norte agindo dessa maneira está errada, pois com o simples lançamento do foguete ela poderá prejudicar outros países que não estão envolvidos,estará iniciando uma instabilidade da paz mundial com o risco de gurra e sem contar que estará sendo vista como ruim pelos outros países.Para os outros a Coréia do Norte está fazendo uma coisa muito errada e desnecessária, mesmo que seja um avanço tecnlógico,etc. Pode ser bem pior para o outro lado,para o lado da paz mundial.
ResponderExcluirAna Clara Machado 8ªb
A Coréia do Norte esta usando armmento nuclear, na tentativa de se impor sobre os outros países, mas isso piorará sua situação.A cada vaz que ela utiliza esses meios, é punida. Isso está enfraquecendo-a não só economicamente.
ResponderExcluirLetícia Leão 8ªB
Achei muito errado da parte da Coréia do Norte de lançar mísseis.Essa atitude tomada pode causar guerras e assim acabar com a paz mundial.A Coréia do Norte ao mandar misses esta se alto prejudicando e está se comprometendo cada vez mais em quanto não acabar com isso . Assim ela não será aceita pelos EUA nem a União Européia na comunidade internacional , enqunto o país não renunciar as armas de destruição. Acho correto essa atitude que os EUA e a União Européia tomaram .
ResponderExcluirBelisa
8ªB
Essa atitude coreana nao passa de uma bobagem...porque ela ira colocar em jogo a paz no mundo inteiro
ResponderExcluirAcredito que a coréia agiu de forma infantil e prematura ao colocar em orbita um misil no acredita-se ter alto poder de fogo.
ResponderExcluirA atitude tomada pela Coréia do Norte foi muito errada,colocando em risco a paz mundial.Estamos vivendo um tempo de instabilidade política e qualquer atitude tomada sem ser pensada pode ocasionar uma guerra nuclear colocando em risco muitos países.
ResponderExcluirCaíque José Duarte Avelar 8B
A Coréia do norte pode estar sendo prejudicada por si mesma, ao lançar o foguete que os EUA e a União Européia desaprovaram.Pode ser o início de um conflito,ou mais provavelmente pode fechar muitas portas para o país
ResponderExcluir