quarta-feira, 22 de abril de 2009

Começa conferência contra o racismo, mas EUA não comparecem

segunda, 20 de abril de 2009

A Alta Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, criticou a decisão dos Estados Unidos em não comparecer ao Conferencia de revisão de Durban, que começa nesta segunda, 20 de abril.

“Estou chocada e extremamente desapontada com a decisão dos EUA em não participar da reunião, que vai discutir o combate ao racismo, xenofobia, discriminação racial e outras formas de intolerância existentes. Esses são problemas muito presentes no mundo atual e é essencial que sejam discutidos em nível global, caso contrário se tornarão ainda mais difíceis de serem resolvidos”, disse

No documento preparatório da Conferencia de Revisão de Durban, existem citações claras, que dizem, por exemplo, que o “holocausto não deve ser esquecido” e que todas as formas de racismo devem ser abolidas, inclusive o preconceito contra o islamismo e o anti-semitismo.


Os EUA declararam, que apesar de não comparecerem à reunião, reconhecem e aplaudem o significante progresso das últimas semanas, que culminaram no encontro. Os EUA e Israel abandonaram a Reunião Mundial contra o Racismo em 2001 ao não concordarem com a Declaração do Programa de Ação de Durban, produzido durante o encontro.
“Acredito que a dificuldade do passado poderia ter sido resolvida de forma conjunta e os problemas poderiam ter ficado para trás”, disse Navi Pillay, acrescentando que “todos os países que participaram da adoção da Declaração de Durban em 2001 e do Programa de Ação devem dobrar o seu compromisso com a implementação de ações contra o racismo a partir da Conferencia de Revisão."

7 comentários:

  1. Nos EUA a situação e critica quanto ao racismo devido o fato do racismo ser de ambas as partes dos Negros e do Brancos.Pelo oq eu sei o Governo não toma medidas para diminuir o racismo.O fato de nenhuma das ambas as partes quererem melhorar Complica a situação.Outros paises deviam ajudar.Devia ser posto la porjetos para ajudar a sociedade a Compreender!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito desumano dos EUA não participar das reuniões.Um país como ele, tao desenvolvido.Essas reuniões poderiam ajadar mais seu país,abaixando seu racismo.
    Marina Chaves Freitas 8A

    ResponderExcluir
  3. eu acho totalmente errada essa atitude dos EUA de não comparecerem a conferência, porque é um país onde ocorre muita discriminação racial e racismo. Um país onde acontece muito disso , pois grande parte da populuação é negra e a outra branca, causando muito impacto em toda sociedade. Um país que sofre bastante com esse tipo de problema

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso mostra que o EUA ainda tem preconceito. Eles deveriam participar dessa conferência principalmente porque eles são preconceituosos com os paises em desenvolvimento e pobres.

    ResponderExcluir
  5. Túlio Fernandes Coelho 8°B23 de abril de 2009 às 09:14

    Não adianta os EUA aplaudirem o significante progresso das ultimas semanas e não comparecerem.O assunto,(combate ao racismo,xenofobia e discriminação racial) é de interesse de todos,pois é presente na maioria dos países,principalmente nos EUA.

    ResponderExcluir
  6. Os EUA vacilaram dessa vez, pois não adianta só aplaudir sendo que eles próprios não participaram da reunião que tratou de um problema presente no seu país, que por sinal é um grande problema.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez os EUA revela uma atitude anti-etica e egocentrica em relação a assuntos de significativa relevancia mundial. Sua participação seria fundamental e daria uma certa relevancia na vontade do mundo todo em se empenhar para resolver tais problemas. Não basta aplaudir de longe, deria necessária a participação ativa do país para relamente contribuir para que essa situação possa se resolver, ou ao menos minimizar-se.
    Ana Clara Rodrigues Santos- 8 ªA

    ResponderExcluir