domingo, 29 de março de 2009

Países em desenvolvimento precisam de um trilhão para superar a crise

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse aos membros do G20, o grupo de vinte países mais ricos do mundo, que as nações em desenvolvimento precisam de pelo menos um trilhão de dólares para combater a crise financeira mundial.
”A menos que uma ação imediata seja tomada para proteger os mais vulneráveis da recessão, a crise pode resultar em uma instabilidade global”, disse Ban em carta enviada aos membros do G20, que devem se reunir no dia 2 de abril. Ele pediu uma estratégia de quatro frentes de ação para evitar novas catástrofes, a começar por um “verdadeiro pacote global de estímulo à economia”, que englobe as necessidades dos países em desenvolvimento.
“Oferecendo esse apoio, vocês vão estimular a economia global, ajudando a sustentar o crescimento de vocês mesmos, além de melhorar a estabilidade global”, explicou Ban. Ele enfatizou ainda a necessidade de combater o protecionismo e de restabelecer os princípios da Rodada de Doha. “Levantar novas barreiras por fazer a recuperação econômica ficar mais lenta”, alertou.O Secretário-Geral também pediu ao G20 que estimule a economia verde, inclusive nos países pobres, e que o grupo se comprometa a concluir as negociações do acordo que deve suceder o Protocolo de Kyoto, o programa de redução das emissões de carbono, que expira em 2012.Por último, Ban destacou que a solução da crise global passa obrigatoriamente pela criação de uma “arquitetura econômica” que reflita as mudanças que o mundo vem sofrendo e que dê voz aos países

3 comentários:

  1. Acho que ele exagerou um pouco no valor.Principalmente porque os países mais afetados foram os ricos e não os países em desenvolivimento.Muitos dos países em desenvolvimento não foram afetados "gravemente" e ja estão se recuperando sem esse tanto de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. KAROLINA GOMES DE FIGUEIREDO17 de abril de 2009 às 13:19

    Banki-moon secretario geral das nações unidas faz um alerta aos membros do G20 , visando um pacote global que estabilize a crise , que uma estrategia economica estimule as necessidades dos paises e que se construa umaarquitetura economica com bases firmes que possa responder atentamente a qualquer mudança.

    ResponderExcluir
  3. Os países que sofreram com as crises foram mais as grandes potências, mais essas grandes potências sendo afetadas acabam também afetando os países em desenvolvimento que muita das vezes são ajudados por esses maiores. Realmente, é uma grande quantidade de dinheiro que será necessaária para combater essa crise que afetou forte na economia de muitos paises , tanto potências quanto os em desenvolvimento.

    ResponderExcluir