A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o muro que seu país está construindo na fronteira com o México para bloquear os fluxos ilegais de pessoas, drogas e armas "não resolve o problema", segundo uma entrevista publicada nesta quinta pelo jornal Milenio.
No entanto, a chefe da diplomacia americana, que termina hoje uma visita oficial de dois dias ao México, disse ao jornal mexicano que, "em algumas partes de nossa fronteira, que são muito isoladas, pode ser que (o muro) proporcione um pouco de ajuda".
Os Estados Unidos já construíram 965 km de um muro fronteiriço, o que produziu fortes críticas de vários países latino-americanos quando foi anunciada a edificação, mas faltam completar ainda cerca de 112 km de infraestrutura.
A maior parte dessa estrutura limítrofe foi erguida durante a Administração do ex-presidente George W. Bush, presidente de janeiro de 2001 ao mesmo mês de 2009.
"Vamos nos fixar bem no muro: onde foi construído, como foi construído, e vamos tentar idealizar melhores soluções que as que foram ensaiadas antes", disse Hillary, que visitou hoje, na capital mexicana, o centro de comando da Polícia Federal, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, e viajou depois à cidade de Monterrey.
A funcionária americana afirmou que "a reforma integral da imigração é uma alta prioridade do Governo do presidente (Barack) Obama", ao ponto que "compete pela atenção com a economia, que está tão grave".
Hillary disse que todos na Administração de Obama "estão lutando para recuperar a economia, mas não vamos nos dar por vencidos com a reforma migratória".
João Paulo 8ª B
ResponderExcluirConcordo com ela o que precisa mudar é o pensamento de todos.O mro vai trazer cada vez mais conflitos.
André O. 8ª B
ResponderExcluirConcordo com a secretária americana,Hillary Clinton,pois além do trafico ser a atividade mais lucrativa,não há meios eficazes para a sua redução e o muro não é um dos meios que irá acabar com o tráfico entre EUA e México.
Apesar de o tráfico ser uma fonte lucrativa, não tem como reduzí-lo apenas com um muro.O muro pode ter o lado positivo de trazer uma breve redução a problemas como a imigração, porém não é uma solução de todos os problemas que a fronteira causa entre México e EUA. Concordo com a secretária de Estado americana, que o muro não resolve tudo. Deve-se idealizar melhores formas de interromper esses problemas.
ResponderExcluirAna Clara Assis - 8ªA
Os EUA devia se preocupar mais com a crise mundial atualmente e nao preocupar com esses fluxos ilegais de pessoas,armas e drogas entre os EUA e o Mexico qeu nao sao maneiras de acabar coma crise.
ResponderExcluirconcordo que o muro só resolve o problema em partes.. mais acho que seja uma solução temporária dos problemas entre o Méxio e os EUA. Devem ser pensadas melhores idéias para resolverem os problemas.
ResponderExcluir