terça-feira, 31 de março de 2009

ONU analisa questão nuclear

Representantes de mais de noventa países se reúnem no Simpósio Internacional sobre Segurança Nuclear, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), para avaliar os últimos sete anos de esforços pelo controle de materiais radioativos e descobrir meios de fortalecer a segurança nuclear, evitando, por exemplo, o terrorismo nuclear.

Em setembro de 2005, o Conselho de Governantes da IAEA aprovou o novo Plano de Segurança Nuclear, com objetivo de ajudar os países a se fortalecer na luta contra o problema e a combater o terrorismo nuclear. Além da coordenação e análise de informações, o Plano está focado em três áreas principais: prevenção, detecção e resposta ao uso equivocado da energia nuclear.

O novo plano substitui o que havia sido lançado em 2002. “O cenário atual é diferente do de sete anos atrás”, disse a líder do Escritório da IAEA para Segurança Nuclear, Anita Nilsson. “Investimentos consideráveis foram feitos no sentido de aumentar a segurança nuclear, o que nos permitiu acumular conhecimento sobre as ameaças a essa segurança e sobre o que pode ser feito para combatê-las”, explicou. De acordo com a Agência, o Reino Unido vai aumentar para quatro milhões de libras esterlinas sua contribuição com o Fundo de Segurança Nuclear. O Fundo é um mecanismo voluntário de investimento que os Estados Membros podem usar para apoiar as atividades da IAEA.

4 comentários:

  1. KAROLINA GOMES DE FIGUEIREDO13 de abril de 2009 às 11:06

    A onu coloca em questão o fortalecimento , a segurança nuclear direcionando a IAEA Agencia Internacional de Energia Atomica .
    Esta segurança engloba o controle , a prevenção , a detecção do uso as vezes equivocado da energia nuclear.
    Hoje o que é mais preocupante seria o terrorismo nuclear.
    É importante o investimento voluntariado não só dos estados membros por se tratar da segurança nuclear mundial.

    by: KAROLINA GOMES DE FIGUEIREDO
    serie: 8ºA

    ResponderExcluir
  2. Natália Costa Freitas - 8ª A21 de abril de 2009 às 07:00

    É necessária essa atuação da ONU com relação à segurança nuclear, pois desde o lançamento das duas bombas atômicas no Japão - que marcou o fim da 2ª Guerra Mundial - até os dias de hoje, o terrorismo nuclear é cada vez maior. O novo Plano de Segurança Nuclear aprovado pela IAEA, é de extrema impotância, pois ele é focado na prevenção, detecção e resposta ao uso equivocado da energia nuclear - fatores essenciais para deter esse terrorismo nuclear que pode acabar com o mundo.
    Todos os Estados Membros devem apoiar as atividades da IAEA, assim como fez o Reino Unido, investindo no Fundo de Segurança Nuclear, para se estabelecer uma segurança nuclear mundial, que possa dar fim ao terrorismo nuclear.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a ONU juntamente com os paises deveriam investir muito com a segurança nuclear.Com issso combate ao terrorismo nucler, que pode acabar com todo o mundo.
    Ana Luiza Daldegan 8ªb

    ResponderExcluir
  4. Pelo que se vê, todos estão fazeno o possível para o mundo não ser vítima de armas nucleares.
    Todos já têm a consciência dos danos que essas armas podem causar para todo o mundo...
    Isso é bom, para a paz continuar predominando, e não havem consequências negativas para todo o mundo.
    Letícia Leão 8ªB

    ResponderExcluir