A Organização Mundial da Saúde (OMS) doou nesta terça-feira 220.024 doses de oseltamivir de sua "reserva estratégica" ao México para fazer frente à epidemia de gripe suína no país, que até agora já matou 58 pessoas e contaminou 2.224.
O representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no México, Phillipe Lamy, entregou hoje os remédios ao ministro de Saúde mexicano, José Ángel Córdova.
Durante a cerimônia, Lamy disse que este medicamento é "eficaz contra a gripe atual e complementar" às medidas preventivas recomendadas pelo ministério da Saúde mexicano, cujo trabalho foi reconhecido pelo representante da OPAS, a organização da OMS para as Américas.
Segundo Lamy, o trabalho realizado no México "é importante para a saúde do mundo".
Já o ministro da Saúde mexicano afirmou que a doação reforça as reservas do país e "garante ainda mais a suficiência para o manejo de casos e de contágios" da gripe.
Córdova lembrou que o México se preparava desde 2000 para fazer frente a uma possível pandemia de gripe e, desde 2005, conta com campanhas de vacinação que, só em 2009, beneficiarão cerca de 18 milhões de pessoas.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário